|
Foto Lucas Andrey |
Nos dias 12 e 13 de novembro, a UFRRJ recebeu o Envolve – evento organizado pela Multiconsultoria – Empresa Júnior em Consultoria de Negócios do curso de Administração da Rural. As palestras foram realizadas no Pavilhão Central da Universidade com profissionais de diversas empresas nacionais e multinacionais com o objetivo de promover o pensamento crítico sobre a carreira profissional escolhida pelos alunos de inúmeros cursos da UFRRJ. Além disso, foram relatadas experiências de vida dos palestrantes convidados.
Pablo Diego, estudante do sexto período de Administração da Universidade e assessor de projetos da Multiconsultoria, falou sobre as dificuldades em organizar um evento desse porte.
– O mais complicado foi realizar as parcerias para conseguir trazer os convidados, que nesse ano vieram de outros estados – como obter passagens aéreas e hospedagem, por exemplo.
Aprendendo a planejar o futuro
O planejamento estratégico pessoal (PEP) foi foco da primeira palestra do Envolve. A aluna de Administração da Rural Monique Fernandes explicou a importância de traçar metas possíveis para atingir objetivos, tanto pessoais como profissionais. Monique, que já trabalhou na Multiconsultoria e, atualmente, estagia na Star One, também levou a plateia a questionar o significado do termo “sucesso”. Segundo ela, para chegar aonde deseja é preciso aliar três aspectos: espiritual, emocional e profissional. Ela também deu dicas sobre como criar válvulas de escape para aliviar o estresse diário:
– Para diminuir suas limitações é preciso identificar seus defeitos e tentar minimizá-los.
|
Monique Fernandes- Foto Igor Medeiros |
A segunda palestra da manhã, ficou a cargo do filósofo e escritor Eduardo Marinho, que falou sobre “qual o sentido da vida”. Avesso ao capitalismo, Eduardo resolveu largar a vida abastada e virar morador de rua. Contando sua trajetória, o palestrante explicou um dos motivos da decisão:
– Para mim, o ser humano precisa de apenas cinco coisas: abrigo, agasalho, água, ar e alimento.
Outros fatores, entretanto, influenciaram esse recomeço. De acordo com o filósofo, a relação de superioridade/inferioridade gerada pelo grau de instrução acadêmica também teve peso. Eduardo, que chegou a ser funcionário do Banco do Brasil e militar, hoje trabalha vendendo seus artesanatos nas ruas.
Robson Santarém, fundador do grupo Animah e autor de quatro livros sobre carreira e a melhora da qualidade de vida no mundo corporativo, aponta que é de suma importância um evento como esse na universidade, e que seria muito bom ter mais jovens no Brasil realizando e tendo também essa oportunidade.
– Eu estou bastante motivado em participar do Envolve, acho fantástico o que vocês jovens estão realizando aqui na Rural, com a capacidade de unir tanta juventude para trazer reflexões na jornada de cada um.
|
Foto Lucas Andrey |
A programação já estava fechada- com Gabriel Souza – ex-aluno da Rural e atualmente Trainee da Danone; Robson Santarém – escritor e fundador da Animah e Rafael Leoni – consultor de relacionamentos profissionais e felicidade da grife carioca Reserva. Contudo, nos bastidores, os organizadores estavam trazendo uma surpresa para fechar o dia – Marc Kirst, fundador do PROVE (programa de workshops que percorre escolas brasileiras, americanas, portuguesas e angolanas) foi o convidado de honra. Com uma palestra cheia de momentos únicos, o jovem paulista, que trancou a faculdade de Administração da UFScar para ir atrás do que o motivava, falou sobre a busca por algo que realmente faça a diferença na vida das pessoas, e a interdependência do ser humano em um mundo onde somos ensinados a viver por conta própria.
– O evento traz para nós, estudantes da Rural, não só de Administração, muita inspiração e vontade de fazer o melhor sempre – acrescentou o aluno Guilherme Cesário, de Engenharia Química.
Para finalizar, Jonas Almeida, gerente de gestão de pessoas da Empresa Júnior e responsável pelo processo seletivo, foi convidado para falar sobre como é ser integrante da Multiconsultoria, e o que isso lhe fez entender a respeito da carreira que deseja seguir. E como seus projetos de vida estão sendo vistos de outra forma após o ingresso na empresa.
Empreendedorismo: várias fórmulas de atingir o sucesso
|
Foto Igor Medeiros |
Mantendo o mesmo foco, a questão “aonde você quer chegar?”, o segundo dia do Envolve foi diversificado. Universitários, jovens empresários e até um mágico subiram ao palco para compartilhar seus aprendizados.
A manhã de palestras foi aberta pelo empresário Marcos Salles. O palestrante, que é co-fundador da Goma — grupo de pequenas empresas que trabalham em conjunto — mostrou ao público como funciona o empreendedorismo em rede. Salles, que é formado em Direito, acredita que, daqui a alguns anos, empresas maiores não durarão muito tempo. Como consequência, o empreendedorismo em rede ganhará ainda mais força:
– Creio que, dentro de alguns anos, a Petrobrás, por exemplo, será repartida em empresas menores. Esse é o futuro — ressaltou Salles
Logo após Marcos, os alunos da UFSC Manuela Fretta e Tiago Meirelles apresentaram o workshop “Sua ideia na prática”. Integrantes da Ideation, os estudantes auxiliaram aos que assistiam a elaborar a árvore dos problemas, visando mostrar a melhor forma de tirar conceitos do papel.
|
Foto Igor Medeiros |
Já à tarde, foi a vez do fundador da Méluiz Israel Salmén narrar o crescimento de sua empresa. Salmén destacou que um dos principais motivos que o faz empreender é a possibilidade de fazer os outros felizes.
– Não tem coisa melhor do que ver seus clientes amando algo que você construiu—afirmou o empresário.
A última palestra do Envolve foi, literalmente, mágica. Jardel Beckempolgou a plateia ao aliar bom humor e questões motivacionais em seu workshop. Segundo o mágico, cinco palavras são essenciais para chegar aonde se quer: valor, informação/ relacionamento, aprendizado, mudança e agilidade.
O Envolve foi encerrado trazendo novidades. O processo seletivo para novos integrantes da Multiconsultoria já está aberto e, caso queira participar, é só clicar aqui. Lembrando que apenas alunos de Administração Pública, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comunicação Social podem participar.